ROTEIRO 02 DIAS EM MADRID

Se você programou sua viagem, dispondo de apenas um fim de semana para conhecer Madrid, sua tarefa não é nada fácil. Em princípio aconselharia procurar no Google maps por hostals perto da Puerta del Sol – centro da cidade – com todas aquelas facilidades de transporte, alimentação e principalmente eqüidistância entre os pontos mais famosos.

Em tempo, deve-se esclarecer que os hostals em nada são parecidos com os nossos hotéis, seja pela ausência de um belo café da manhã ou até pelo fato dos banheiros ficarem no corredor. Então, nunca esqueça de perguntar:  hay baño privado?

No sábado, partindo da Carrera de San Jerônimo você encontra uma das lojas do Museo del Jamón, http://www.museodeljamon.es/ local famoso pelos bocadillos espanhóis e aproveita pra tomar um café com leite reforçado para agüentar o dia e o que vem pela frente.

Na foto abaixo onde está Wally ? A única dica é que não é o camarada fazendo gestos obscenos à esquerda… eheheh

proveite para conhecer e fazer algumas fotos na Puerta del Sol, antes que os moradores e milhares de turistas invadam o local. É um ponto central da cidade onde há conexão de transporte para praticamente todos os cantos da cidade. Lá você encontra a placa do Km Zero das estradas espanholas, a gigantesca estátua de Carlos III e a do urso alcançando os frutos da árvore, chamada estátua del Oso y el Madroño.

No mesmo sentido, a próxima parada é na Plaza Mayor, cercada de prédios por todos os lados, vale uma parada para tomar uma sangria ou café apreciando a arquitetura e magia do lugar que remete aos tempos da monarquia espanhola. Destaque para os artistas de rua que se fantasiam, encenam, tocam e cantam para conseguir alguns trocados.

Continuando em ritmo de atleta, a poucos metros saindo da Plaza passe pelo Mercado de San Miguel e aproveite as frutas e iguarias do lugar, ponto bem tradicional da cidade. A partir daí, pode descer pela Calle Mayor ou com um pouco mais de disposição voltar e pegar a Calle de Arenal (compras), descendo até chegar nos jardins do Palácio Real.

A visita ao interior do Palácio é obrigatória. Vale a pena esperar na fila para conhecer os salões da nobreza, o luxo dos aposentos, etc. Os bilhetes custam em torno de 8 euros, há desconto para estudantes, pessoas acima dos 60 anos e entradas guiadas para grupos e excursões.

Na saída, a poucos passos você encontra a Catedral de Madrid. Não me pergunte o estilo que eu não vou saber lhe responder, todavia, um olhar mais atento para a grande porta de bronze na entrada lateral, a cúpula da nave central, os vitrais coloridos e as peças de prata, esculturas e imagens, já merece uma visita e alguns minutos para agradecer por tudo que acontece em nossas vidas.

De volta aos jardins do Palácio, siga caminho pela Calle de Bailén até chegar a Plaza de España. Ao centro se encontra o monumento dedicado a Miguel de Cervantes. Daí aprecie o entorno de prédios históricos da cidade: Casa Gallardo, Edifício España, Torre de Madrid, etc.

Finalmente, comece o caminho de volta subindo pela agitada Gran Via. Neste momento, opções de lazer, compras e gastronomia não vão lhe faltar. A via é repleta de lojas, marcas famosas (outras nem tanto – mercado de Fuencarral) bares, restaurantes, Museu do Jamón, claro! e muita gente nas ruas. Lembre-se que a Gran Via é uma das artérias da cidade, então, se suas pernas já estiverem moles é bom tomar um ônibus até o edifício da empresa Telefônica. Depois, é tomar qualquer rua à direita e chegar na Puerta do Sol.

À noite, uma dica para jantar é o Café de Levante (Calle de la Victoria, 4, Madrid), que entre outras maravilhas tem uma das melhores paellas que já comi na Espanha. Outra sugestão é a Taberna La Fragua De Vulcano (Calle de Núñez de Arce, 16), logo ali também estão os bares e cervejarias da Plaza de Santa Ana, com opções de tapas (tira-gostos) para todos os gostos.

2º DIA

Se a previsão for de um belo dia de sol, o Domingão pode começar por um passeio pelo Parque do Retiro. Saindo da Puerta del Sol, na direção contrária do dia anterior, caminhe pela Calle de Alcalá, observe a Real Academia de Bellas Artes, o Cassino de Madrid e o Edifício Metrópolis até chegar na Plaza de Cibeles, um dos cartões-postais da cidade e local de comemoração dos títulos do Real Madrid. Lá se encontra o Palácio das Comunicações, com certeza um dos prédios mais bonitos da cidade.

Seguindo em frente (Calle de Alcalá), se chega a Puerta de Alcalá, outra das fachadas mais importantes da cidade, que dá acesso ao Parque do Retiro. Aproveite os jardins pela Av. De Méjico até chegar ao lago do Monumento a Afonso XII, e desfrute de um Domingo tipicamente Madrileño. Não deixe de conhecer o Palácio de Cristal e a Fonte del Ángel Caído a poucos metros dali.

Não deixe de retornar pela Plaza del Parterre, saia do Parque e então comece a trinca: Museo del Prado http://www.museodelprado.es/visita-el-museo/ , Museo Reina Sofia http://www.museoreinasofia.es/visita/horarios.html e Museo Thyssen http://www.museothyssen.org/thyssen/visita_el_museo . Todos estão nas imediações do Paseo del Prado. Veja também os horários para conseguir entrada gratuita e fechamento a fim de estabelecer a melhor ordem de visitação dos mesmos.

É isso, espero que aproveitem muito a capital espanhola e escrevam seus relatos. Um grande abraço e até a próxima viajem.

Anúncios
Esse post foi publicado em todas e marcado , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para ROTEIRO 02 DIAS EM MADRID

  1. Marina disse:

    a mi? me chifla es la caf1a este fin juge y dios me lo pase geinal y voy a volver a jugar y esta super bin de precio lo unico esq son un pco caras las bolas de pintura pero vale la pena!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s